Regras de submissão de trabalhos: Sala Médica


Leia atentamente as informações abaixo antes de submeter seu trabalho (área Sala Médica)

 

  • Tipos de trabalhos aceitos: relato de caso ou série, revisão bibliográfica de temas de alta relevância, pesquisa original, retrospectivo ou prospectivo. Caso queira submeter uma proposta de trabalho que não encaixe nesses tipos, favor enviar sua proposta para secretaria@rvmais.com.br até dia 17/02/2023 para avaliação;
  • Resumos incompletos ou fora dos critérios não serão aceitos para avaliação;
  • Não será possível editar os dados do trabalho e autores após a submissão;
  • Certifique-se de que o e-mail informado esteja correto, pois todas as informações e comunicações sobre o evento serão feitas por ele (confira sempre o SPAM/Lixo eletrônico).

 

1. Inscrição e Autoria:

  1. O autor responsável pela submissão deverá estar inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição para submeter o trabalho;
  2. Os trabalhos aprovados terão direito a cortesia de inscrição para o autor principal e mais um autor (duas cortesias);
  3. Cada inscrito poderá submeter até 10 resumos por inscrição. É possível adicionar até 10 autores, sendo 1 autor e 9 coautores;
  4. Poderão ser vinculadas até duas instituições a cada autor;
  5. Certificado: Será emitido apenas um certificado para cada trabalho aceito com o nome do autor e coautores;
  6. Conflitos de interesse: Qualquer potencial conflito de interesses deve ser declarado, incluindo aqueles de natureza pessoal, profissional, empregatícia, política, e/ou financeira, bem como interesses associados a patentes ou propriedades, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo. É responsabilidade dos autores a divulgação de todas as relações de qualquer natureza que possam introduzir viés ou serem vistas como vieses na condução de seu trabalho.

 

 

2. Áreas técnicas:

  1. Hematologia;
    • Doenças da Série Vermelha: Anemia aplástica, hemoglobinúria paroxística noturna, anemias congênitas, anemia de Fanconi, Falências Medulares;
    • Leucócitos, Inflamação, Infecção e Imunologia;
    • Linfoma de Hodgkin;
    • Linfoma de não-Hodgkin;
    • Leucemia linfoide crônica e outras doenças linfoproliferativas crônicas;
    • Leucemias Agudas, Linfoide e Mieloide;
    • Síndromes mielodisplásicas;
    • Leucemia mieloide crônica ;
    • Síndromes mieloproliferativas;
    • Mieloma múltiplo, Amiloidose e Gamopatias.
  2. Transplante De Medula Óssea e Terapia Celular;
  3. Hematologia Pediátrica - Hematologia Laboratorial Associados a Doenças Onco-Hematológicas;
  4. Estudos Acadêmicos;
  5. COVID-19;
    • COVID-19 – Onco-Hematologia;
    • COVID-19 – TMO;
    • COVID-19 – Multidisciplinar.

 

 

3. Modalidade de submissão de trabalhos:

  1. Poster eletrônico.

 

 

4. Resumo:

  1. Serão aceitos trabalhos nos idiomas português e inglês;
  2. Máximo 3.200 caracteres - incluindo espaços e pontuação;
  3. Instruções:
    • O título deve expressar o conteúdo do resumo;
    • O título deve ter o máximo de 300 caracteres já incluindo os espaços e pontuação;
    • O resumo não deve conter abreviações, nome de autores, nome das instituições;
    • Deve ser apresentado em texto e como parágrafo único;
    • Deverá ser inserido na plataforma em espaço pré-determinado e indicado para este fim;
    • Deve conter obrigatoriamente:
      • Introdução: razão de realizar o trabalho;
      • Objetivo: pergunta do estudo;
      • Casuística: pacientes incluídos, se houver;
      • Método: a metodologia utilizada;
      • Resultados: principais resultados obtidos, se houver;
      • Discussão/Conclusões: resposta ao objetivo, impacto sobre o cenário atual, próximos passos.

 

Não serão permitidas alterações do conteúdo dos resumos/trabalhos após a conclusão do processo de envio.

 

5. Trabalhos aprovados:

  1. Os trabalhos aprovados serão publicados no site do evento;
  2. Serão eleitos três trabalhos para apresentação oral (data e horários divulgados na programação);
  3. Os trabalhos aprovados para apresentação oral terão direito a logística (passagem aérea e hospedagem) para o autor principal e mais um autor do trabalho (duas pessoas), residentes fora do estado de São Paulo para participarem do evento; caso os autores contemplados sejam do interior do estado de São Paulo (fora da região metropolitana) o congresso oferecerá cortesia de transporte terrestre e hospedagem;
  4. Caso seu trabalho seja aprovado, obrigatoriamente seu pôster em formato eletrônico deverá ser submetido para divulgação no evento, conforme orientações abaixo;
  5. Orientações para E-poster:
    • Posters produzidos fora do template oficial serão desconsiderados (clique aqui para baixar o template);
    • Seu e-pôster deverá ser enviado no formato PDF;
    • O título deve ser o mesmo do resumo;
    • Após o título deverão constar o nome dos autores e suas respectivas vinculações institucionais, separados por ponto e vírgula;
    • Insira imagem, fotos e tabelas se for o caso;
    • Fonte: estilo Arial ou Calibri;
    • Título: tamanho 11;
    • Conteúdos: tamanho 9;
    • Referências: tamanho 7;
    • Utilize negrito para evidenciar;
    • Utilize itálico apenas para indicar termos em outros idiomas;
    • Especificação: tamanho A4, salvo em PDF e posição vertical (retrato);
    • Para submeter o arquivo, acesse sua área restrita e clique em re-submissão.

 

 

6. Avaliação e Premiação:

  1. Os critérios serão relevância, impacto, aperfeiçoamento da atuação, perspectiva e rigor científico e formatação;
  2. A comissão avaliadora dos trabalhos científicos é composta por membros de elevada contribuição na hematologia no Brasil;
  3. Será eleito e premiado o melhor entre os três escolhidos para apresentação oral.
  4. Prêmios:
    • 1º lugar: USD 1.500,00 a ser usado em incrições para congressos ou auxílio logístico para visita a centro no exterior;
    • 2º lugar: USD 750,00 a ser usado em incrições para congressos ou auxílio logístico para visita a centro no exterior.

 

 

7. Datas:

  1. Período de submissão dos resumos: 13/02/23 a 30/03/2023 13/04/23;
  2. Resultado dos trabalhos aprovados: 28/04/23 11/05/23*;
  3. Envio dos posters eletrônicos (submissão do PDF): até 17/05/23*.

*Devido ao adiamento do prazo de submissão dos trabalhos, a divulgação dos resultados foi postergada.