Dados do Trabalho


Título

EFICACIA E SEGURANÇA DE EXERCICIOS RESISTIDOS EM PACIENTES ONCOHEMATOLOGICOS: REVISAO SISTEMATICA DA LITERATURA

Introdução

A atuação do fisioterapeuta durante a internação de pacientes oncohematológicos é de suma importância, visando manter sua funcionalidade e recuperar sua capacidade que muitas vezes é perdida durante seus tratamentos, em uma população que muitas vezes tem seu nível de atividade muito reduzido. A aplicação de exercícios terapêuticos durante a internação pode trazer inúmeros benefícios, porém é importante saber mensurar essas atividades para promover ganhos para esses pacientes, respeitando suas particularidades, principalmente nessa população, que muitas vezes são incentivados à não realizar atividade física, especialmente exercícios resistidos, já que ainda existem diversos questionamentos frente a esse tipo de atividade.

Objetivo

Avaliar a eficácia e segurança de exercícios resistidos em pacientes oncohematológicos durante a internação hospitalar.

Casuística

Ainda existem diversas barreiras e dúvidas frente a utilização de exercícios resistidos em pacientes oncohematológicos, porém estudos recentes indicam que há diversos benefícios aos pacientes que realizam esse tipo de atividade. Faz-se necessário avaliar a real eficácia através de pesquisas que utilizam protocolos de exercícios com essa população, além de verificar a sua segurança.

Método

Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, na qual o levantamento de dados foi realizado através de uma busca por artigos científicos indexados na base de dados eletrônica PUBMED, realizada no mês de abril de 2023 através da combinação dos descritores: “Hematological neoplasms”, “Resistance training” e “Hospitalization”. Foram incluídos artigos originais, no período de 2013 até 2023, que realizaram intervenções através de exercícios resistidos em pacientes com diagnósticos oncohematológicos que estavam hospitalizados, tanto na população adulta, quanto na população pediátrica.

Resultados

Após o levantamento de dados na PUBMED através dos descritores selecionados, foram selecionados 6 artigos, entre eles 3 são ensaios clínicos randomizados, 2 são estudos prospectivos, e por fim, 1 estudo observacional longitudinal. Todas as pesquisas foram feitas no ambiente hospitalar e apenas 1 avaliou os pacientes algumas semanas após a alta. Em suma, os autores obtiveram resultados positivos com os exercícios resistidos, não sendo registrado nenhum efeito adverso da terapia neste período, apenas uma pesquisa feita com a aplicação de exercícios de baixa intensidade não obteve resultados significantes.

Discussão e conclusões

Os exercícios resistidos foram eficazes nos pacientes oncohematológicos, trazendo ganhos como melhora da performance física, capacidade funcional e força muscular e redução da fadiga, mesmo após a internação hospitalar. Os protocolos aplicados se mostraram seguros para essa população, apesar de a maioria dos autores apenas realizar os exercícios nos dias que os pacientes apresentavam plaquetas maiores que 10.000 e hemoglobina acima de 6,5. Através dessa revisão ficou claro que os exercícios resistidos trazem benefícios e são seguros para os pacientes, porém ainda é importante focar em ensaios clínicos que possuem amostras maiores.

Área

Multidisciplinar

Instituições

Centro Universitário FMABC - São Paulo - Brasil

Autores

BRUNA CUNHA DE SOUZA, CINTIA CARNIEL FREIRE, RODRIGO DAMINELLO RAIMUNDO