Dados do Trabalho


Título

SISTEMA CRISPR/CAS9: USO DA ENGENHARIA GENETICA NA CURA DO CANCER E OUTRAS DOENÇAS GENETICAS.

Introdução

O surgimento de uma nova terapia que usa engenharia genética para fazer uma edição do genoma por meio da clivagem do DNA promete revolucionar futuros tratamentos para câncer e outras doenças genéticas.O CRISPR sistema está associado a uma endonuclease Cas9 guiada a partir de uma sequência de RNA. A maioria das doenças genéticas são causadas pela perda de padrões globais de metilação ou hipermetilação de loci específicos. Assim,quando fazemos essa associação da endonuclease Cas9 com o RNA guia e introduzimos,in vitro,em outras células,esse sistema,CRISPR/Cas9,atinge locais específicos do genoma,causando quebra na fita dupla.Após esta clivagem,a maquinaria molecular intrínseca do organismo,responsável por corrigir erros no genoma,é ativado e usado para alterar o DNA mutante sequência,corrigindo o erro.O sistema CRISPR/Cas9,mesmo com pouco tempo de descoberta,tem tornar-se uma ferramenta muito eficiente,capaz de reparar e modificar sequências de DNA.Embora revolucionária e muito promissora,a técnica vem sofrendo com o chamado efeito fora do alvo,onde o sistema CRISPR/Cas9 acaba atacando acidentalmente trechos de DNA que estão não é de interesse.Suas fragilidades e limitações estão sendo estudadas para que em breve,terapias com CRISPR pode ser usado na terapia clínica com segurança e eficácia.

Objetivo

CRISPR/Cas9 é um sistema imunológico adaptativo de bactérias e archaea, também chamado de archaea, contra fagos invasores em um ambiente natural. As bactérias realizam esse sistema capturando sequências de DNA e usando-as como memória para se identificar como inimigo e destruí-lo em um ataque futuro. Por meio dessa imunidade adaptativa natural de bactérias e archaea, foi descoberta uma nova maneira de redesenhar uma edição para obter o genoma desejado e, mais importante, usar esse novo design como terapia contra doenças cancerígenas e genéticas. O presente estudo foi motivado pelo fato do sistema CRISPR ainda ser um tema pouco conhecido. Assim, o objetivo foi realizar uma revisão de literatura sobre a aplicabilidade da tecnologia Crispr/Cas9 no tratamento do câncer, visando ampliar o conhecimento da técnica para futuros desenvolvimentos terapêuticos. O estudo é uma revisão de literatura baseada em periódicos nacionais e internacionais.

Casuística

.

Método

O estudo é uma revisão de literatura baseada em periódicos nacionais e internacionais.

Resultados

.

Discussão e conclusões

O sistema CRISPR/Cas9,tornou-se uma ferramenta muito eficiente,capaz de reparar e modificar sequências de DNA.No campo da engenharia genética,a capacidade de identificar um local específico no DNA e modificá-lo sempre foi um desafio,mas esse sistema tornou possível manipular genes para criar uma diversidade de mutações em diferentes organismos e células.Vale destacar também sua utilização na descoberta de possíveis alvos para o tratamento de patologias e correção de fenótipos.O CRISPR/Cas9 é uma grande promessa para o desenvolvimento de diversas terapias biotecnológicas,com sua fácil capacidade de manipulação genética,eficiência e ampla aplicação.

Área

Transplante de medula óssea e terapia celular

Instituições

INCA - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

JULIA CAMARATE CARVALHO