Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA QUALIDADE DE VIDA E GRAU DE SATISFAÇAO EM PACIENTES ONCOLOGICOS SUBMETIDOS A NAVEGAÇAO DE PACIENTES (NP)

Introdução

A Navegação de Pacientes (NP) é um modelo de prestação de serviços de saúde focado no paciente. Apesar da crescente popularidade dos programas de NP como formas de melhorar a qualidade do cuidado oncológico e reduzir as disparidades relacionadas ao câncer, há um pequeno número de ensaios desenvolvidos para avaliar desfechos relacionados aos pacientes, incluindo medidas de satisfação com o cuidado.

Objetivo

Avaliar a qualidade de vida e a satisfação dos pacientes submetidos a NP, em um hospital oncológico brasileiro.

Casuística

Estudo longitudinal, realizado em parceria com o Global Cancer Institute, com 52 pacientes oncológicos em tratamento radioterápico.

Método

Foram coletados dados sobre mudança de hábitos de vida, escala sócio-demográfica, além de questionários de qualidade de vida como a escala Worry Interface Scale (WIS), a PEPPI (Perceived Efficacy in Patient‐Physician Interactions), o Functional Assessment of Cancer Therapy (FACT-G - Versão 4), o Supportive Care Needs Survey Short Form (SCNS-SF34). Também foi mensurado o grau de satisfação dos pacientes com o projeto. Estes dados foram coletados em 2 pontos: entre o diagnóstico e início do tratamento (basal), e entre o início e fim do tratamento (seguimento).

Resultados

52 pacientes foram incluídos no estudo prospectivo. Na avaliação basal, a maioria dos pacientes relatou melhora nos seguintes hábitos de vida desde a descoberta da neoplasia: fazer exames solicitados (53,8%), comer alimentos saudáveis (67,3%) e descansar (54,9%). Para os outros hábitos de vida (ingestão de álcool, tabagismo, controle de estresse, exercício físico, atividades religiosas e familiares), a maioria dos pacientes não havia adotado práticas mais saudáveis. Quando comparado os hábitos entre a avaliação basal e o seguimento, houve aumento nos hábitos de fazer exames (53,8% X 88,5%, p<0,01), tomar vitaminas e suplementos (44,2% X 82%, p<0,01), usar protetor solar (23,1% X 49%, p=0,011), evitar exposição ao sol (30,8% X 66,7%, p<0,001) e usar roupas para se proteger do sol (36,5% X 62,7%, p=0,008). Nos questionários de qualidade de vida, escada sociodemográfica, PEPPI e FACT-G, não houve diferenças entre avaliação basal e de seguimento. Em relação à satisfação dos pacientes com a NP, tanto na avaliação basal quanto na de seguimento, a experiência foi relatada como extremamente positiva, com notas>9 nos 2 momentos de avaliação.

Discussão e conclusões

Constatou-se resultados significativos na melhora de vários hábitos de vida, com a NP, associado a alto grau de satisfação. Foi demonstrado que o acompanhamento longitudinal levou à conscientização sobre a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e importância da realização de exames.

Área

Multidisciplinar

Instituições

Hospital das Clínicas UFMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

KLEUBER ARIAS MEIRELES MARTINS, MATHEUS LAVIGNE MARINHO, ROMILDO RODRIGUES DE OLIVEIRA, CAROLINA MARTINS VIEIRA