Dados do Trabalho


Título

O PAPEL E A CONTRIBUIÇAO DA PSICOLOGIA NA NAVEGAÇAO DE PACIENTES EM ONCOLOGIA

Introdução

A navegação do paciente (NP) é um modelo de cuidado em que um profissional auxilia o paciente a superar as dificuldades durante o tratamento. A profissão não possui regulamentação e a formação varia em cada programa. Em uma revisão de literatura, os enfermeiros foram a profissão mais prevalente na NP. Como os pacientes com câncer podem se sentir mais imbuídos de expressar sentimentos, compreender e lidar com a doença, um psicólogo também pode ser capaz de navegar.

Objetivo

Explorar e reconhecer a NP no campo da psicologia.

Casuística

No estudo foram incluídos 73 pacientes com necessidade de tratamento radioterápicos, afim de avaliar a NP, como instrumento de auxílio nestes pacientes em tratamento com RT.

Método

Uma estudante de psicologia foi selecionada para o projeto “Papel da NP na melhoria do tempo de início e término da radioterapia (RT) em pacientes atendidos pela rede pública de saúde de Belo Horizonte”. Questionários para identificar obstáculos para o tratamento foram aplicados e um treinamento concedido pelo Global Cancer Institute (GCI) orientou a navegação.

Resultados

De julho de 2018 a janeiro de 2020, 73 pacientes que necessitaram de RT foram orientados de perto por contatos semanais, recebendo ajuda com documentação, agendamento de consultas e informações sobre seus direitos. Os pacientes vinham de todo o estado, com uma enorme heterogeneidade. Os pontos comuns foram dificuldades no transporte, diálogo e apoio familiar. Com N de 60.6% para transporte; 56,6% para medo; 50,7% para suporte social, 50,8% para comunicação com a equipe de saúde; 35,2% para problemas financeiros; 31% para problemas de trabalho; 21,1 % para alfabetização; 19,7% para comorbidades físicas ou mentais e 31% para outros obstáculos. Em todos os pacientes foram identificados níveis de ansiedade e estresse, também observados nos cuidadores. Com o decorrer do tratamento, houve diminuição desses níveis (medidos por meio de questionários), com altos índices de satisfação dos pacientes com o papel de navegador (≥9/10 para todos os pacientes).

Discussão e conclusões

Além da clínica, o psicólogo pode exercer outras funções em uma equipe oncológica. Isso enfatiza a importância da psico-oncologia na educação básica, bem como um novo campo de especialização, devido à sua maneira única de auxiliar as inseguranças dos pacientes. Além da formação inicial para o desenvolvimento de habilidades, a presença de uma instituição experiente e acessível como o GCI é importante para que os navegadores se sintam capacitados e seguros para desempenharem seu papel.

Área

Estudos Acadêmicos

Instituições

HOSPITAL DAS CLÍNICAS UFMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

KLEUBER ARIAS MEIRELES MARTINS, MATHEUS LAVIGNE MARINHO, ROMILDO RODRIGUES DE OLIVEIRA, CLARA SOBREIRA DIAS LOPES, LARISSA BARROSO MAYRINK, CAROLINA MARTINS VIEIRA